Postagem em destaque

Início

  I Jornada Internacional de Educação Paraense     24 a 27 de Maio de 2017   PARTICIPEM!!!                               ...

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Relatoria da mesa: Os novos desafios na gestão dos campi do interior da UFPA com a política de contenção de gastos públicos no ensino superior


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
COMISSÃO ORGANIZADORA DA JORNADA DE EDUCAÇÃO


Relatoria da mesa: Os novos desafios na gestão dos campi do interior da UFPA
com a política de contenção de gastos públicos no ensino superior



      Na tarde do dia 26 de maio de 2017 aconteceu no Cine Roxy (Vila Permanente), em Tucuruí-PA, a mesa-redonda Os novos desafios na gestão dos campi do interior da UFPA com a política de contenção de gastos públicos no ensino superior como programação da I Jornada Internacional Educacional Paraense (I JIEP), realizada do dia 24 ao dia 27 do corrente mês e ano. A Jornada foi uma iniciativa de graduandos do Curso de Pedagogia (Campus de Cametá, flexibilizado em Tucuruí) e Engenharia Florestal da UFPA, (Campus Tucuruí), juntamente com pesquisadores vinculados a Universidade Estadual do Ceará (PosLA/ UECE) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
         O evento teve por objetivo principal promover discussões acerca da conjuntura atual da educação superior pública no Brasil, especificamente no Pará. Neste sentido, foram abordados em palestras, mesas-redondas, comunicações de trabalho e posters, temas transversais de interesses das seguintes graduações: Pedagogia, Letras, Enfermagem, Engenharias, Educação Física, Biologia, Física entre outras, uma vez que estas são áreas de formação profissional ofertadas pelas universidades públicas das regiões em torno do Lago de Tucuruí.

           No que diz respeito ao debate realizado na mesa-redonda sobre os desafios enfrentados pelos Gestores da UFPA (CAMTUC), é importante dizer que a mesa foi composta pelos seguintes professores: Profº Dr. Gilmar Pereira da Silva – Vice-Reitor da UFPA, Prof. MsC. Anderson de Jesus Barbosa – Diretor do IFPA/Tucuruí, prof. MsC. Olavo Raimundo de Macêdo Barreto da Rocha Júnior – Coordenador do campus da UEPA/Tucuruí, Profº. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues – Coordenador do Campus do Campus Universitário Tocantins/Cametá-UFPA e Nívea Ferreira (Secretária de Educação do Município de Tucuruí).

           Todos os membros da mesa fizeram suas falas que tematizaram, em geral, a gestão do ensino superior público no Pará, especificamente sobre os desafios enfrentados pela reitoria da UFPA no que se refere à gestão do CAMTUC. Houve um grande e rico debate entre estudantes, gestores e professores de vários campi da UFPA no interior do Estado. Muitos questionamentos e reflexões foram expostos, entre eles, o ponto mais discutido foi a situação das licenciaturas ofertadas por esta universidade em Tucuruí. Sobre este tema as intervenções (tanto dos membros da mesa como do público) giraram em torno da possível extinção do Curso de Pedagogia no CAMTUC. Nesse sentido, foram apontados alguns encaminhamentos para iniciar um primeiro momento de discussão mais aprofundada do problema e possíveis resoluções, entre eles, a proposta do Prof. Doriedson (UFPA), do Curso de Pedagogia desta instituição em Tucuruí passar a ser administrado pela Universidade do Estado do Pará.

         Vale relatar que foi proposto fixar uma data para uma primeira reunião/audiência a fim de iniciar caminhos resolutivos. No entanto, os membros da mesa não demonstraram tanta simpatia em combinar de forma ágil uma data para essa primeira rodada de conversa.

           Diante do exposto, nós (participantes desta Jornada), queremos deixar registrado
através deste documento, o início da luta de estudantes e professores pela não extinção
do Curso de Pedagogia do CAMTUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário